DestaquePublicaçõesÚltimas

Folie À Deux – A Compreensão jurídico-criminológica da folie à deux, os delirantes e seus crimes.

Essa vigorosa obra que se refere a um transtorno psicótico real que é conhecido como Transtorno Delirante Compartilhado, aqui os autores Ney Fayet Júnior e Viviane Moojen Nácul mostram os horizontes desta investigação nos são oferecidos tanto pela psicologia como pela criminologia, na medida em que se visa à dissecação e ao entendimento de um fenômeno altamente complexo, maleável, raro e polêmico, mas nem por isso menos fascinante e desafiador: o compartilhamento da loucura (id est, o transtorno psicótico compartilhado) e as suas consequências jurídico-criminológicas.

Em um mundo tão extraordinariamente propenso a revelar novas formas (e, sobretudo, manifestações) de insanidade, escolhemos uma mais antiquada, com certa consagração na literatura especializada: La folie à deux (ou loucura a dois, transtorno psicótico compartilhado, transtorno delirante induzido, transtorno mental por contágio, psicose simbiótica, loucura induzida, insanidade compartilhada, insanidade contagiosa, loucura infecciosa, psicose de associação, dupla insanidade ou, ainda, loucura comunicante). Todavia, queremos conduzir a nossa pesquisa a partir de um enfoque próprio, quer dizer, de uma abordagem que se dispõe a atrelar essa categoria ao fenômeno da criminalidade; com isso, buscamos estabelecer se (e em qual dimensão) a folie à deux produz(iu) registros criminais significativos e, principalmente, qual foi (ou deveria ter sido) a resposta técnico-jurídica a essa condição.

O termo também ficou mais conhecido depois do filme Joker: folie à deux, o filme do coringa.

Essa é uma obra indispensável nas Universidades tanto de direito como psiquiatria, porém a linguagem é acessível a todos interessados nesse excitante tema.

O livro tem o prefácio do Dr. Gabriel Neves Camargo, contém 258 páginas e custa R$ 120,00.

Paulo Palombo Pruss

Paulo Palombo Pruss, porto-alegrense, formado em Administração de Empresa, pós-graduado em Economia, escritor e editor. Autor dos livros, Porto Alegre de Todos os Tempos, (2017) e Enfartei Em Lisboa, (2022). Organizou e participou de diversas coletâneas de crônicas. Criou a Editora Escuna editando dezenas de livros. Escreveu para jornais de bairros como Fala Bom Fim e Gazeta do 4º Distrito, participou de Programa 90 minutos na Band AM/FM, onde falava uma vez por semana sobre Personagens de Porto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *